Sunday, January 15, 2006

La premiere semaine

Sejam bem vindos a esta nova edição do meu blog!!!

Desta vez estou em Estrasburgo e as coisas não são tão divertidas como eram na Arábia, mas espero que este blog seja local de bela paródia e diversão! :)

Já cá estou há uma semana e, como devem imaginar, há muita coisa nova, muita burocracia para tratar, muita coisa para visitar e montes de coisas por fazer.
Neste momento a minha maior preocupação é arranjar um apartamento. Acontece que por aínda não ter apartamento, estou há 1 semana em casa de um amigo de uma amiga minha. O meu anfitrião, o Philippe, é um professor de Compiladores e Sistemas Distribuidos na Universidade de Estrasburgo e antigo guitarrista de uma banda de punk de Estrasburgo. Ele é muito porreiro e tem sido muito simpático em ceder-me o sotão do seu apartamento enquanto me encontro “desalojado”.



Alcatel.
A primeira semana de trabalho não fui puxada, o que me permitiu exibir o meu imensurável talento e mestria na arte do “coça”. Pelo que me apercebi, esta actividade não está muito desenvolvida em França e espero ser um pioneiro no exercicio desta cultura tanto apreciada em Portugal (talvez até lançando o livro “Coçet le tomatet”)! :)

Esta semana já deu para perceber que o meu nome não é o mais adequado em França, principalmente num ambiente de trabalho. Acontece que o meu nome é pronunciado “Ruí” (atenção ao acento no “i”) e na lingua francesa existe uma outra palavra com uma sonoridade muito semelhante: “Oui”. Agora imaginem uma sala cheia de franceses com um “Ruí” lá pelo meio. Sempre que os franceses estão a falar (às vezes entre eles, outras vezes ao telefone) e dizem um “Oui” (acreditem que não são poucas as vezes!) lá estou eu a pensar que me estão a chamar, então viro-me e digo “Yes? Oui?”.... Claro que nestas alturas o mais certo é eles pensarem: “lá está este anormal novamente a olhar para mim, a pensar que lhe quero dizer alguma coisa...”. Este episodio foi-se repetindo ao longo da semana até que comecei a filtrar os “Oui” que ia ouvindo! Acontece que na 6ª, o meu chefe teve que me chamar 3 vezes “Ruí! Ruí! Ruí!”, até que eu me apercebesse que ele me estava a chamar! Obviamente que ele deve ter pensado “este gajo é mesmo surdo!”. Para resolver este meu problema, estou a pensar em oferecer um apito a cada um dos meus colegas para o caso de me quererem chamar! :)

Meus amigos (edos), espero contar com a vossa visita regular neste meu bonito espaço virtual, que espero ir actualizando com alguma regularidade para vos contar novidades e novas aventuras de um emigrante português em Estrasburgo!

Desde já também fica feito o convite para quem me quiser vir visitar em Estrasburgo!!!

Au revoir!

17 Comments:

At 11:07 PM, Blogger Luis Carrilho said...

eu só tenho uma coisa a dizer! É UMA VERGONHA NAO HAVER CASA DO BENFICA EM ESTRASBURGO! que atraso de cidade....

 
At 11:13 PM, Anonymous Anonymous said...

em vez de apito pede para te chamar pánáscá q nao terás problemas em olhar à primeira !!!!!eheheheh
porta-te dude

 
At 11:41 PM, Anonymous Anonymous said...

Aguenta-te mon ami, qualquer dia ficas pro na língua francesa! É um curso intensivo, bem intensivo!! Por acaso nunca me tinha lembrado de dizer o teu nome em françês mas realmente... não tá facil! hehehe! Bisous et bonne chance pour les prochaines semaines! ;)

 
At 1:32 AM, Blogger JohnnyGil said...

Vais voltar daí a falar mais francês do que português. Mas não faz mal, porque nós nunca te percebemos muito bem...
E já reparaste que o teu nome dá problemas em várias línguas? É francês, é russo... Se calhar o mal é do nome, não é da língua! :P

 
At 1:54 AM, Anonymous Anonymous said...

Não desanimes, podia ser pior. Imagina que estás a trabalhar na Rússia e o teu chefe chamar-te em voz alta três vezes, lol, seria muito mais incómodo :P Até breve, emigrante!

Isabel

 
At 4:28 PM, Anonymous Anonymous said...

é com enorme prazer que vejo o blog le carralhô entrar em actividade.. seguirei com ânsia esta pérola da escrita emigrante, digna de fazer inveja a qualquer letra de uma música do dino meira..

 
At 6:54 PM, Blogger ManUel said...

porra.... tem menos piada que na arabia? aqui sempre tens gajedo pra onde possas olhar, e podes beber alcool :P

 
At 9:43 PM, Anonymous Anonymous said...

Llew said...

"porra.... tem menos piada que na arabia? aqui sempre tens gajedo pra onde possas olhar, e podes beber alcool :P "

epah.. mas ali em frança o gajedo tem peledo no sovaquedo :S

 
At 1:20 AM, Blogger ruizedo said...

obrigado pelos vossos incentivos pessoal(quais incentivos?!?!?!)! Acrescentei um counter ao blog (só para constatar que realmente ninguem quer ter noticias minhas!!!) e infelizmente ainda n tive tempo para criar um novo post, mas espero faze-lo ou amanha ou entao no fim de semana (preparem-se!!!!)... a luta pelo apartamento persiste...
Divirtam-se!

 
At 11:20 AM, Anonymous Anonymous said...

Alô Ruííí!
hehehe já foi um episódio que me fez rir logo pela manhã...é óbvio q n é a mm coisa q ter o pessoal a lavar os pés no WC do local de trab mas só de imaginar o amigo ruizedo com cara de idiotedo a olhar de 5 em 5 min p o pessoal td...!:D:D:D
Bom miudo...diverte-te por aí!
Bjs da ex-colega de projecto!Abandonaaaada...Esta é a próxima q canto no karaoke! :D lol
"nous nous ennuyons de vous" tradução do google de 'we miss you'! hehehe

 
At 11:21 AM, Anonymous Anonymous said...

É com um je ne sais quoi que faço o primeiro post no novo blog do idiotedo.
Para os teus problemas encontro algumas soluções que passo já a citar:
1 - problema do nome - pede para te tratarem por anormal, afinal de contas já levas o hábito cá de portugal - "Anorrmal" até soa bem!
2 - apartamento - está a tentar enganar quem?? o amigo da amiga? a nós? a ti? Todos os frequentadores deste blog conhecem o teu nível de forretice... deixa-te lá ficar no sotão e continua a chupar a guita do amigo da amiga.
3 - diversão - brevemente encontrarás as casas de swing, gang bang e dominação. Terás certamente diversão para os 6 meses
4 - nível de idiotice - ora bem, neste caso foi um problema que não te queixaste, mas todos sabemos que em França não existem idiotas de nível, existem meramente anormais e estupidos, aliás, atributos automaticamente associados aos povos gauleses.
Para este problema tens uma solução semelhante à do coça, mudar a mentalidades desses anormais. Torná-los idiotas é um objectivo realizavel em 6 meses. Se não os conseguires pôr a fazer o duplo fixedo ou a dança do idiota, então faz as malas e volta para solo lusitano, França não é terra para ti.

 
At 7:48 PM, Anonymous Anonymous said...

é como enorme desagrado que constato a não actualização deste espaço de confraternização emigrante.. é sinal que o nosso "le carralhô" está já a estudar a matéria para o seu livro "Coçet le tomatet" (ou em belo português "Coçando o tomatedo").. louve-se o esforço!

 
At 8:03 PM, Anonymous Anonymous said...

só para te relembrar que és um idiota do "camano"

 
At 2:00 PM, Anonymous Anonymous said...

hey oui!!!ups!!!hey rui!!!realmente a tua socialização c o francês não começou lá mto bem!!!ehehe
que tal está a correr a tua contratação de ultima hora pela equipa do estrasburgo??? és a estrela da equipa ou nem por isso??? continuam em ultimo né???
só te peço p não fazeres uma coisa enqt estiveres em frança, q é aquilo q nós faziamos nas aulas de francês pronunciando a palavra "oui" a tudo o q a prof dizia cm se tivessemos a entender alguma coisa do q ela dizia, pois isso não é lá uma boa estratégia p aprender francês.
pq não fundas uma casa do benfica ai em strasburg?já confirmaste o sovaquedo das francesas???já compraste a pulseira e o fio de ouro para um dia mostrares aos teus amigos qd vires a portugal?? esquece as perguntas...o melhor mm é começares por diferencia a sonoridade da palavra "oui" de "rui"...:P
grande abraço. rafa

 
At 6:41 PM, Blogger JohnnyGil said...

Vejo que o blog continua sem actualizações... Fraca produtividade, desrespeito pelo público. É caso para dizer que isto em França não era assim!

 
At 12:15 AM, Anonymous Anonymous said...

Brutal, "OUI", espero k fikes ai muito tempo e continues a escrever porque a tua viagem está cheia de piada.

Um abraço

Vasco

 
At 1:01 AM, Blogger Luis Carrilho said...

oh vasco que comentario merdoso! "a tua viagem ta cheia de piada"???? ate parece que ele ta a fazer uma tour com o circo chen em frança!!

 

Post a Comment

<< Home