Tuesday, January 24, 2006

e assim foi o fim de semana

Hoje é a última noite que durmo em casa do amigo do amigo da minha amiga! :) Foram 2 semanas passadas a dormir no sotão (muito confortável) da casa dele e a partilhar o dia a dia de um lar francês, que passa necessariamente por comer diferentes tipos de queijo e beber bom vinho francês!

O tipo que me está a alojar (o tal amigo do amigo da minha amiga!), é professor universitário e tem um gosto muito apurado por punk dos anos 70! Aliás, ele próprio teve uma banda punk durante certa de 10 anos (os Rollmops).

Esta 6ª tive o prazer de conhecer o baterista da sua antiga banda e alguns dos seus amigos. Tudo aconteceu quando cheguei a casa na passada 6ª feira e o Philippe (o amigo do amigo da minha amiga!) disse que íamos jantar com uns amigos dele para depois irmos a um conhecido bar de Estrasburgo, o Zanzibar, ver um concerto de psychobilly! "Optimo!", pensei eu, "com alguma sorte um dos amigos é uma miuda jeitosa!".

Quando chego ao restaurante vejo uma mão lá ao fundo a acenar-nos... reparo, e vejo 3 tipos sentados com um ar muito divertido a olhar para nós! Confesso que de imediato pensei que estava metido com larilagem! Mas afinal quem é que organiza um jantar de 5 gajos numa 6ª à noite?!?!?! Quando chegamos junto da mesa, esclareci a minha dúvida... não se tratavam de 3 larilas, mas sim de 3 tipos com um mau aspecto tremendo, cheios de cicatrizes na cara, com os braços tatuados, com os dentes todos podres e com um ar de quem iam matar alguem naquela noite... Suspirei de alivio.... Estava em boas mãos, afinal não se tratava de larilagem mas sim de malta fixe! :) Acabei por ter uma noite espectacular, com muito alcool e com um som inesperadamente bom da banda alemã de psychobilly "Los Montanos"!
Na 5ª passada também fui ver um outro concerto muito bom de uma banda chamada "Bumcello" que tem um som à base da mistura de diferentes tipos de música e do improviso!

No sábado e domingo aproveitei para ir passear na cidade e decidi visitar a rua onde vou morar a partir de amanhã... O prédio exactamente ao lado do meu está em obras e só com um olhar mais atento pude reparar numa tabuleta cor-de-rosa, com o desenho de uma boneca espanhola a dançar, que dizia "Lo Bolero"... "mmm, não me digas que é uma casa de dança latina?!?! Deve haver gajedo!!", pensei eu... Acontece que não me enganei de todo! Gajedo é o que não deve faltar por ali, pois pelo que o Philippe (o amigo do amigo da minha amiga!!) me disse, trata-se de uma casa de Strip Tease!!!! Portanto meus amigos, não sei o que mais vos diga para vos convencer a me virem visitar!!!! "Boa" vizinhança aqui não falta de certeza!!!
Assim que falei do "Lo Bolero" ao meu irmão, ele comprou de imediato uma passagem de avião e cá estará nesta 4ª feira para se certificar da qualidade desta tão ilustre casa!!!

Sunday, January 22, 2006

A lingua francesa

Ontem (6ª feira), assinei finalmente o contrato de arrendamento do meu novo apartamento. Ao contrário do que estava à espera, não foi nada fácil arranjar um apartamento. Ao assinar tive que pagar 4 rendas (1 relativa à renda de fevereiro, 2 de depósito e a outra de comissão à agência pela qual arranjei a casa) e para tal precisei de abrir conta no banco, onde tive uma peripécia engraçada (ou nem por isso...) por ter um visa saudita no meu passaporte.


Apesar de ter tido grande ajuda do amigo, por diversas vezes fui obrigado a comunicar com os franceses... Caso não saibam, o meu francês é bastante básico (estarão agora vocês a pensar "mas então o que é que este anormal foi fazer para França?!?!?") e tenho tido "algumas" dificuldades em comunicar. Além dos franceses não falarem outra lingua senão o francês (aqui alguns também falam alemão, dada a proximidade com a Alemanha) são bastante desconfiados das pessoas que não falam francês. Dá-me a ideia que muitos pensam que qualquer pessoa que não fale francês é iliterada e provavelmente proveniente de algum país menos civilizado.

Face a isto tenho que ir arranhando o francês para me ir desenrascado e neste momento sinto-me um Lauro Dermio em solo francês! Exemplos, são graciosas frases, tipo : "une saquet plastique si vou plais!" ou "je veux compret une billete"... Como também não quero dar um ar de estrangeiro que não sabe falar francês, acompanho estas deliciosas frases com uma expressão de confiança e dominio absoluto sob aquilo que estou a dizer!!! O problema é quando eles não percebem (a maioria das vezes) e ripostam com uma pergunta à qual não percebo minimamente o que estão a perguntar... Nessas alturas, baixo a cabeça, penso para mim mesmo "rui, já te lixaste", olho para o lado, faço uma pausa de 2 segundos, respiro fundo e adopto o meu último recurso, a linguagem gestual, que passa sempre por apontar para aquilo em que estou interessado! Se por um lado o meu francês aínda está muito mau, a minha linguagem gestual está cada vez mais apurada!!!


No próximo post falar-vos-ei das minhas saídas nocturnas e da recente descoberta da existência de um bar de strip tease na rua onde aluguei o apartamento!!! Não percam!

Sunday, January 15, 2006

La premiere semaine

Sejam bem vindos a esta nova edição do meu blog!!!

Desta vez estou em Estrasburgo e as coisas não são tão divertidas como eram na Arábia, mas espero que este blog seja local de bela paródia e diversão! :)

Já cá estou há uma semana e, como devem imaginar, há muita coisa nova, muita burocracia para tratar, muita coisa para visitar e montes de coisas por fazer.
Neste momento a minha maior preocupação é arranjar um apartamento. Acontece que por aínda não ter apartamento, estou há 1 semana em casa de um amigo de uma amiga minha. O meu anfitrião, o Philippe, é um professor de Compiladores e Sistemas Distribuidos na Universidade de Estrasburgo e antigo guitarrista de uma banda de punk de Estrasburgo. Ele é muito porreiro e tem sido muito simpático em ceder-me o sotão do seu apartamento enquanto me encontro “desalojado”.



Alcatel.
A primeira semana de trabalho não fui puxada, o que me permitiu exibir o meu imensurável talento e mestria na arte do “coça”. Pelo que me apercebi, esta actividade não está muito desenvolvida em França e espero ser um pioneiro no exercicio desta cultura tanto apreciada em Portugal (talvez até lançando o livro “Coçet le tomatet”)! :)

Esta semana já deu para perceber que o meu nome não é o mais adequado em França, principalmente num ambiente de trabalho. Acontece que o meu nome é pronunciado “Ruí” (atenção ao acento no “i”) e na lingua francesa existe uma outra palavra com uma sonoridade muito semelhante: “Oui”. Agora imaginem uma sala cheia de franceses com um “Ruí” lá pelo meio. Sempre que os franceses estão a falar (às vezes entre eles, outras vezes ao telefone) e dizem um “Oui” (acreditem que não são poucas as vezes!) lá estou eu a pensar que me estão a chamar, então viro-me e digo “Yes? Oui?”.... Claro que nestas alturas o mais certo é eles pensarem: “lá está este anormal novamente a olhar para mim, a pensar que lhe quero dizer alguma coisa...”. Este episodio foi-se repetindo ao longo da semana até que comecei a filtrar os “Oui” que ia ouvindo! Acontece que na 6ª, o meu chefe teve que me chamar 3 vezes “Ruí! Ruí! Ruí!”, até que eu me apercebesse que ele me estava a chamar! Obviamente que ele deve ter pensado “este gajo é mesmo surdo!”. Para resolver este meu problema, estou a pensar em oferecer um apito a cada um dos meus colegas para o caso de me quererem chamar! :)

Meus amigos (edos), espero contar com a vossa visita regular neste meu bonito espaço virtual, que espero ir actualizando com alguma regularidade para vos contar novidades e novas aventuras de um emigrante português em Estrasburgo!

Desde já também fica feito o convite para quem me quiser vir visitar em Estrasburgo!!!

Au revoir!