Monday, March 20, 2006

O Português (Parte I)

Não sei o q é q nos distingue do resto do mundo (ou talvez saiba...), mas é um facto que reconhecer um português não é propriamente muito difícil.

Neste fim de semana saí com a malta do trabalho. Em Estrasburgo não existe uma zona que aglomere vários bares, tal como acontece em Lisboa com o Bairro Alto, Santos ou a 24 de Julho, daí ser frequente os franceses escolherem um bar no qual irão passar grande parte da noite. Também é verdade que Estrasburgo não é assim tão grande e em menos de 5mins a pé consegue-se ir de um bar até outro. E assim foi, por insistência minha, eu e os meus e colegas (1 espanhol e 1 australiano) passamos por uns 4 ou 5 bares na noite de 6ªfeira.

Um dos bares a que fomos, o "Le Mosquito", é um bar conhecido por ser especialmente frequentado por sul americanos. O bar estava especialmente cheio e foi preciso uma autêntica travessia (com algumas inadvertidas apalpadelas pelo meio) para atravessar toda a multidão e chegarmos à outra ponta do bar onde encontramos uma mesa. Apesar da vizinhança barulhenta argentina da mesa do lado (não paravam de cantar hits sul americanos...), passamos um bom bocado naquela mesa ao sabor da famosa Kronenbourg (a cerveja da região de Alsace). Quando era a minha vez de ir buscar mais uma rodada, junto ao balcão, reparei num rapaz. Estarão vocês a pensar "este rui é mesmo panasca...nunca nos enganou!". Desculpem, mas ainda não é desta que me revelo. A razão pela qual reparei no tipo foi porque ele parecia português.

Camisinha dentro das calças, sapatinho de vela e cabelinho à puto anormal (repararam na sequência de diminuitivos que usei?) era assim que o tipo se apresentava. Claramente e assumidamente era um dito "beto". Quando o ouvi falar, estava a falar num espanhol muito manhoso, o que aumentou ainda mais a minha suspeita. Enquanto tentava desvendar o mistério, começou a tocar uma música dos tribalistas, à qual ele reagiu gritando em inglês "ooooohhhh, this is portuguese!" e desatando a berrar a letra da canção. "Que anormal...", pensei eu, mas contente por ter confirmado a minha suspeita.

De volta à mesa, continuando ao som dos hits argentinos, contei o sucedido aos meus colegas. O australiano olhou para o tal tuga e disse "he's definitely portuguese. It's the hair!", Um capacete... não me ocorre melhor maneira de descrever o penteado do tal tuga! "You all have that kind of hair, even you!"... Senti-me chocado.. De repente a minha poupinha ridícula (e idiota) tinha sido cruamente comparada ao cabelo de um beto, ao mesmo tempo que se revelava como símbolo da identidade nacional!
Na Alcatel trabalha um outro português, cujo cabelo é mais normal que o meu, mas igualmente um típico risco ao lado português, nem muito curto nem muito comprido. Parece que o tempo dos bigodes já lá vai e penso que o cabelo dos portugueses começa a ditar uma nova expressão cultural além fronteiras.

Ao sair do bar, passei por ele e disse-lhe em tom solene "Viva o Benfica!" (expressão que resume toda a cultura portuguesa) ao qual ele me respondeu "Português? Espéctaculo, mas eu sou do Porto!"... cabrão, pensei eu... depois de uns cordeais minutos de conversa, mergulhei de novo na noite de Estrasburgo...

19 Comments:

At 1:41 AM, Blogger JohnnyGil said...

(Olha, sou o primeiro a comentar?)
Vejo que mais uma vez desperdiçaste uma oportunidade de ouro para falar de gajas estrangeiras, para em vez disso discutires gajos portugueses, coisa que temos pouco por cá... E pelos vistos as nossas imagens de marca são sempre capilares, seja o bigode, seja o cabelinho (inho). Mas não vais ser tu a mudar a imagem tuga em França, seu beto! Nunca enganaste ninguém! :P

 
At 10:58 AM, Blogger prl said...

pensava que o benfica era a imagem de marca..

 
At 10:33 PM, Blogger JohnnyGil said...

E o Benfica É a imagem de marca: dantes o bigode (Humberto Coelho, Artur Jorge, Toni) e agora o cabelo (Simão, Nuno Gomes). :)

 
At 1:11 AM, Anonymous Anonymous said...

:)
Lá está...benfiquista ou portista... eis a marca do "típico portugues".
A elite (q não frequenta bares franceses onde portugueses olham para outros portugueses), o creme-de-la-creme é gloriosamente SPORTINGUISTA

 
At 11:46 AM, Anonymous Anonymous said...

Gritaste mesmo "viva o benfica!"?

Tu és realmente patético!

 
At 11:51 AM, Blogger ManUel said...

deixa-me triste dizer que a imagem de marca do benfica é o brasil :| O sporting é o unico clube portugues que tem 7 a 8 titulares portugueses em cada jogo. Só a defesa do Benfica é brasileira :| Outra coisa é olhares para gajos...realmente és mesmo panasca!

 
At 1:22 PM, Blogger Luis Carrilho said...

eu levava esse anormal ao zanzibar e deixava-o no meio dos punks fodidos, depois de lhes dizer que o gajo era do porto! os punks fodidos odeiam gajos que nao sao do povo. agora só falta contar que tambem encontramos brasileiros! lol

 
At 1:09 PM, Anonymous Anonymous said...

Salut Rui!!
Ça va?
Un'autre blog, très bien!!
J'ai adorè! Tu as beacoup de "grace"!
Como vÊs meu francês é tão bom como o do Mário Soares!
só há uns dias soube do blog, vais a caminho do 2º livro! ;)
Ah, e a Teresa também não conhcia - parece que se desatou a rir no meio do escritório - já viste o que provocas?! belas figuras :)
Tive pena de não ir à jantarada, fica para "la proxeine"!
Au revoir!
Bisou

 
At 5:16 PM, Anonymous Anonymous said...

Grande Ninja :) !!!!!!

Tou a ver que já andas á verdadeiro portuga na night a ver das Carmitas ;)mt bem :)
Quanto á nossa identidade n ligues muito aos comentários capilares desses avecs, agora em relação ás Carmitas avecs isso sim é importante :) tens de mostrar a fibra dos Tugas umas palmadas ou uma "pega de caras" são essenciais
não vão elas ficar a pensar que é td bicharia cm o beto q descreves :)
E se encontrares alguma carmita Portuga nessas incursões nocturnas não te esqueças de lhe matar saudades do belo chouriço Português hi hi hi :)
Bom grande abraço deste teu amigão Gente Rude do campo :P

 
At 1:07 PM, Blogger ManUel said...

e que tal uma actualizaçãozita ??

 
At 3:32 PM, Anonymous Anonymous said...

estou descontente com o futuro deste blog. O anormal afrancesou e esqueceu o sangue tuga. Da próxima vez que cá vieres alem de "marseille" já deves andar com outros estrangeirismos tipo "Jean Pierre, vien ici tu vas tomber"

 
At 9:02 PM, Anonymous Anonymous said...

mt estagnado isto...n se percebe!!!Q idiotedo!
Passa no Dubai:P
Já tenho algumas coisitas...e espero ter mais p mostrar e n matar o fotolog como tens frito ao teu blog!:P
Sr Ruizedo...espero q esteja td ok e q vá a Portugal na mm altura q eu p participarmos numa jogatana de beach volley!;)
Bjsssssss

 
At 9:38 PM, Anonymous Anonymous said...

Salut!! Entao, como vao as coisas por aí?! Estou a ver que a segunda parte de "O Português" está demorada... Deve ser do muito trabalho que tens, não?.. :P
Vê lá se escreves mais para a gente se rir!! hehe!
Até breve!! Gros bisous!! :)

 
At 6:45 PM, Blogger ManUel said...

ó que cara*** já fazias um post novo! dasse!! Aposto que o clube de strip te impossibilita actualizar o blog.

 
At 10:20 PM, Blogger prl said...

o homem é anti-social o que é que querem? aposto que já foi despedido e vive num esgoto qualquer sem acesso à internet..

 
At 10:20 PM, Blogger prl said...

o homem é anti-social o que é que querem? aposto que já foi despedido e vive num esgoto qualquer sem acesso à internet..

 
At 1:07 PM, Anonymous Anonymous said...

Já fazias um post!

 
At 12:21 AM, Anonymous Anonymous said...

Quase um ano sem posts! Eis a prova de um verdadeiro português!

 
At 12:17 PM, Blogger ManUel said...

Agora já posso imaginar como tudo ocorreu visto ter lá estado há pouco tempo :D

 

Post a Comment

<< Home